Planeta Obscurus é um projecto de Ricardo Alves, paralelo a Origines Art, que surgiu da necessidade, da qual o artista tem de expandir os seus horizontes.

O recente projecto, que nasce seis anos depois do principal, alberga as obras do artista de natureza mais obscura e sinistra.

Um universo sombrio e insondável, no qual imperam o terror e o horror, o bizarro e o estranho, e as criações de H.P Lovecraft são uma referência por excelência.

A técnica de modelagem usada pelo artesão é a manual, a qual consiste na elaboração das peças recorrendo ao uso de rolos, placas ou bolas de argila que são alisadas e humedecidas com as próprias mãos. A ausência da roda de oleiro e de moldes torna as suas peças únicas e originais, não havendo duas iguais.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Curiosidades

Plutão, o planeta mais obscuro e o significado de seus nomes tenebrosos


Antes ele era apenas um pontinho brilhante, mesmo na melhor imagem do melhor dos telescópios, mas agora Plutão está sendo visto em detalhes jamais imaginados, graças a missão 'New Horizons'.
E junto com os detalhes do planeta vem a tentativa de nomear os locais.

Primeiro precisamos entender como foram nomeados os planetas. Funciona mais ou menos assim:
Júpiter (o maior planeta) levou o nome do maior deus romano, equivalente ao 'Zeus' grego; Marte levou o nome do deus da guerra por ter a cor vermelha como característica predominante; Netuno parece um grande oceano azul, e por isso levou o nome do deus dos mares; Vênus era a estrela mais brilhante nos céus, e por isso ficou com o nome da deusa do amor;Plutão fica nos confins escuros do Sistema Solar, e acharam justo que ele levasse o nome do deus do sub-mundo...
Antes de se tornar um nome de planeta (ouplaneta anão) Plutão era o deus romano do sub-mundo e de tudo que está abaixo da terra (equivalente ao deus 'Hades da mitologia grega).
Como a maioria dos objetos de nosso Sistema Solar usa nomes da mitologia grega ou romana, acharam por bem que o mais longínquo objeto já detectado tivesse o nome do mais obscuro deus romano.


Suas luas também receberam nomes sombrios:
Cerbero - Cão de 3 cabeças que guarda o sub-mundo na mitologia grega;Hidra - criatura monstruosa da mitologia grega que habitava um pântano,Nix - Personificação da noite na mitologia grega;Estige - Ninfa de Hades e nome de um rio infernal do Tártaro;Caronte - o barqueiro que atravessa as almas no sub-mundo. Por coincidência (ou não...), a sonda 'New Horizons' carrega entre seus "itens secretos" 2 moedas, que são justamente o preço cobrado pelo tal barqueiro da mitologia...

O facto agora é que muitos cientistas começam a achar que os responsáveis pela 'New Horizons' estão se empolgando demais na mitologia que envolve Plutão, e já questionam se tanta obscuridade é mesmo necessária.


Alguns exemplos de figuras e representações sombrias usadas para nomear as novas regiões de Plutão recentemente fotografadas pela sonda 'New Horizons' são:
Cthulhu - uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. A primeira aparição da entidade foi no conto "The Call of Cthulhu", publicado na revista Weird Tales em 1928. Um monstro gigante e terrível, que simboliza o horror ou mal extremo;Mordor - local sombrio da obra da escritora J. R. R. Tolkien em 'O senhor dos anéis';Meng-po - deusa budista do esquecimento e da amnésia;Balrog - um demônio da saga 'O senhor dos anéis';Vucub-Came e Hun-Came - deuses da morte da cultura Maia;Krun e Ala- deuses gnósticos do sub-mundo.